quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Folheie o livro ‘Do Primeiro ao Último Sábado’ – PARTE 1

Trecho do Capítulo 0- Introdução:
.....

Muitas pessoas chegam a descartar as conclusões de pensadores quando apenas supõem que eles não têm curso teológico. Outras, de currículos inquestionavelmente respeitáveis, ensinam que estudantes não especializados podem colher frutos no estudo da Palavra de Deus para distribuir com os outros. “Você pode ser um apologista” - já disseram a seus leitores importantes pesquisadores. No entanto, cada vez mais são as altas autoridades que fazem valer suas idéias. Para onde vai o valor da verdade? Não é ele que importa? Peço isso - que considere as minhas afirmações pelo seu valor de verdade bíblico - pois não tenho nenhum histórico digno de ser respeitado, principalmente em matéria de conhecimento religioso.

Meu propósito aqui não é combater os adventistas, nem evitar que candidatos a mudança de pensamento evitem ligar-se àquela igreja ou dela desligar-se. Quero contribuir para que haja menos divisão entre os cristãos, mais tolerância, não significando necessariamente que as várias ramificações do cristianismo, especialmente o hoje chamado evangélico, se devam unir numa única, do ponto de vista organizacional.

Se essa tentativa de contribuição tem como endereço o que considero enganoso na doutrina do sabatismo, não é por que outros segmentos religiosos não tenham grande parte das características indesculpáveis similares às que são aqui denunciadas. A minha iniciativa é apenas uma questão circunstancial que tem origem em fatos acidentais.

A propósito, esta coleção de comentários contém em si a novidade de ter sido inspirada numa conversa recente com um amigo adventista, engenheiro e meu ex-aluno de Universidade, num momento em que, por nunca ter me dedicado ao estudo da questão, eu tinha uma visão que se baseava na presunção de que a única diferença entre os adventistas e os demais cristãos era devida ao fato de que eles guardavam o sábado e os outros o domingo.
.............

Nenhum comentário: