terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Folheie o livro "Do Primeiro ao Último Sábado" - Parte 8

Trecho do Capítulo 7 – Lembra-te
................................................
Ouvir Falar Antes

O autor até que não foi tão radical ao dizer que o ‘lembra-te’ poderia significar que já se tinha ouvido falar antes. Muitos outros querem sugerir que isso implicaria que a prática já seria regularmente adotada. O termo ‘antes’ não significa que era desde o sétimo dia da Criação. Está muito claro, na Bíblia, que antes de a lei ser promulgada, o Senhor preparou o povo para guardar o sábado, sob a forma de treinamento (Êxodo, cap. 16). No vers. 30 desse trecho se lê a seguinte expressão: “Assim descansou o povo no sétimo dia".

A alternativa que quero descrever para a primeira possibilidade (‘ter ouvido antes’) pode ser assim ilustrada: imagine que você compra um bem para ser pago em prestações, sem entrada. Um pedido de um ente querido ou do próprio vendedor, na véspera do primeiro pagamento, no sentido de lembrar o dia fará sentido, mesmo que você não tenha tido a rotina de ter pago prestações até então. Em outras palavras: de acordo com essa ‘possibilidade’, não comentada pelo professor, o pedido de lembrete poderia significar também que o sábado ainda não era uma rotina devidamente sacramentada até então! Sendo uma alternativa lógica, não pode ser desprezada numa análise como empreendeu o dito professor.

Lembrança no Maná

Atribuir um caráter de ‘reintrodução’ ao ato de promulgação no Sinai corresponde a um mau serviço à causa adventista. Primeiramente, por que significaria que estaria suspenso havia algum tempo – e, biblicamente, sabemos que não é esse o caso.

O evento mais apropriado para essa especulação seria o do Maná – que será tratado especificamente no próximo capítulo. Esta hipótese, sim, está a serviço da idéia desse comentador: ela garante que o sábado já vinha sendo seguido antes do evento legislativo no Sinai. Todavia, não se trata de reintrodução, a não ser que alguém prove, pela Bíblia, que tal prática tinha acontecido antes (do Maná). O termo ‘lembra-te’ refere-se ao dia que pode ser esquecido, por ser apenas um em cada sete. Na verdade, na redação do quarto mandamento o Senhor Deus pede que o seu povo se lembre do dia de sábado.
.........................

Nenhum comentário: