quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Questões Sobre o Sábado - Parte I

Veja antes: O que é o Sábado

1) O que é o sabatismo, segundo a Bíblia?

Resposta: o sabatismo é a prática de cessação do trabalho (para descanso), após cada seis dias trabalhados.

2) Onde está o sabatismo definido na bíblia?

Resposta: no livro de Êxodo 20: 9,10. Nesse trecho se pode ver claramente a definição.

3) Mas houve menção a sabatismo antes de essa definição ser apresentada em Êxodo?

Resposta: Não como prática dos homens. Em Gên. 2:2,3 está escrito que Deus descansou da obra da Criação, mas não está escrito que o homem foi instruído a praticar o sabatismo que seria definido no livro de Êxodo. Adão nem sabia como se separar do mal, pois ainda não tinha conhecimento do mal.

4) De acordo com essa definição bíblica, quem trabalha de segunda a sábado e descansa no domingo está cumprindo o sabatismo?

Resposta: Sim, evidentemente. Está trabalhando seis e descansando no sétimo, conforme definição bíblica.

5) Mas o domingo não é o sétimo dia ‘da semana’ e sim o primeiro. Então, quem descansa no domingo não está descumprindo a lei sabática?

Resposta: De forma nenhuma! Deus não estabeleceu que o trabalho tinha que ser feito do primeiro ao sexto dias (ou seja, de domingo a sexta-feira). Observe que o complemento sublinhado na expressão “sétimo dia da semana” foi introduzindo enganosamente na pergunta, mas não consta da redação da lei de Deus. Na redação bíblica, ficou claro que o sétimo dia é o que se segue aos seis regularmente trabalhados e não um determinado dia de um suposto calendário semanal. Repetindo: O decálogo não escreveu ‘sétimo dia da semana’.

6) Então cada pessoa poderia escolher o seu próprio dia de descanso semanal e, ainda assim, estaria cumprindo a lei sabática?

Resposta: Sim, evidentemente, quanto à questão do calendário, pois foi isso que Deus ordenou na Lei a cada um.

7) Ora, então seria uma confusão geral se cada pessoa adotasse o dia que lhe conviesse, não acha?

Resposta: Claro! Por causa disso, é melhor que as pessoas se organizem e tenham um dia comum. Se se pode escolher o dia, observando-se o intervalo traçado por Deus, por qual razão as pessoas de uma comunidade iriam escolher dias diferentes, se isso lhes causa confusão? Com a escolha de dia único, em função do crescimento populacional e da difusão geográfica das comunidades, as atividades programadas para a coletividade puderam ser organizadas ao longo da história e isto pode ser sentido claramente na narrativa bíblica, na proporção em que o tempo avança: novas formas da práticas de descanso e de adoração coletivos foram progressivamente incorporadas, sem condenação aos atos anteriores que, porventura, não eram praticados, por não constarem do decálogo. Isto é, logo no início, por muitos anos, as pessoas simplesmente cumpriam a parada semanal, como, por exemplo, nos 40 anos do maná [Êxodo 16: 30, 35].

8) Os sétimos primeiros dias da criação eram dias de 24 horas terrestres?

Resposta: A Bíblia não diz que eram e, além disso, afirma que os dias para Deus não estão sujeitos à mesma referência (Terra-Sol) dos dias para a humanidade [2Pe. 3:8]. Portanto, a duração desses dias segue o relógio de Deus – ainda não revelado ao homem. Qualquer especulação sobre a duração desses dias da Criação constituirá teoria extrabíblica.

9) Então o descanso de Deus no sétimo dia da Criação não durou 24 horas terrestres?

Resposta: A Bíblia também não disse quanto tempo durou esse dia. Mas há uma particularidade aqui, geralmente não percebida: a Bíblia diz que Deus descansou “da obra que fizera”. E qual tinha sido essa obra? A CRIAÇÃO! Logo, Deus PAROU DE CRIAR. Não há nenhum registro bíblico de que Deus voltou a criar algo, depois desse dia chamado sétimo da Criação. Muito pelo contrário, há numerosos indícios bíblicos de que a atividade de Criação nunca mais foi retomada. Para mais detalhes, você deve ler o livro “Do Primeiro ao Último Sábado”. Há também indícios científicos, que podem ser resumidos na famosa afirmação de Lavoisier: “Nada natureza nada se cria, tudo se transforma...”. Isso é válido para a natureza que Lavoisier pôde observar e é bíblico: Lavoisier – conscientemente ou não – organizou (plagiou) essa verdade bíblica em uma frase que se tornou famosa.

10) Deus santificou sábado?

Resposta: ‘Não’ e ‘Sim’. Não, se o sábado da pergunta for o sábado (ou os sábados) do calendário. Sim, se o sábado for o descanso do sétimo dia da Criação (Gên. 2:2,3).

11) Então não existe algum dia atual semanal que Deus santifique?

Resposta: Não ainda, pois essa tarefa foi delegada ao homem. Se Deus santificasse algum dia da semana – depois que expulsou o homem do paraíso – então, nesse dia, não poderia haver nada de mau, como, por exemplo, acidentes de veículos, mortes violentas, tempestades, terremotos, tsunamis, furacões... Como sabemos, essas coisas ocorrem por demanda de Deus em qualquer dia, indistintamente. Quando o homem foi expulso do Éden, ele foi amaldiçoado e perdeu – temporariamente - o acesso à imortalidade. A responsabilidade para santificação de um dia entre sete foi passada para o homem, conforme está escrito na Lei de Deus: “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar”. Sabemos que uma santificação promovida pelo homem é muito boa, mas não é perfeita. A santificação promovida por Deus no sétimo dia da Criação foi perfeita e nesse dia não houve acidentes de qualquer natureza. Mesmo assim, se todas as pessoas do mundo santificassem um mesmo dia, teríamos um dia com o menor número de acidentes. Obviamente, para tanto, não é necessário que o dia seja sábado ou domingo ou sexta-feira.

12) Há mais algum indício bíblico de que o dia a ser guardado não é o sétimo dia semanal de algum calendário específico?

Resposta: Não é necessário que haja, porque essa verdade adveio da própria definição do sabatismo, contida na lei que o instituiu. Entretanto, há outras citações da Bíblia que falam em outros dias semanais, identificados por ordem, sem que os eventos a que se referiam tenham ocorrido na ordem semanal correspondente. O caso mais típico é a anunciada ressurreição de Jesus no ‘terceiro dia’. Ora, o evento aconteceu no primeiro dia da semana e não no terceiro. Qual a explicação? Bem, você sabe. Então, seja coerente e dê a mesma explicação quando o dia é o sétimo, mencionado na Bíblia. As histórias do maná [Ex. 16:1-30] e da invasão de Jericó [Josué, cap. 6] são também exemplos ilustrativos de que a expressão ‘sétimo dia’ não está associada a calendários fixos. A Bíblia não registra que as instruções para a colheita do maná foram dadas no primeiro dia da semana, para que, sete dias depois, a primeira parada ocorresse. E também não explica que a morte de pessoas de todas as idades, à espada, levada a efeito pelo povo de Deus e patrocinada por Ele próprio, em Jericó, ocorreu em um dia de sábado de algum calendário em andamento.

Vêm aí mais perguntas! Aguarde.

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