quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Perguntas e Respostas Sobre o Sabatismo - Parte II

Perguntas de Sabatistas

Do livro: "Do Primeiro ao Último Sábado" - Cap. 22

Leia antes: Questões Sobre o Dia do Senhor e também Perguntas e Respostas Sobre o Sabatismo - Parte I

A seguir, respostas dadas por mim a perguntas de origem adventista encontradas em http://www.asd-mr.org.br/estudos/e10.htm

1. Em o Novo Testamento, como chama Cristo, nosso Senhor, Seu dia especial de repouso e adoração? Apoc. 1:10

Resposta: O trecho sugerido não fala em dia especial de repouso e adoração e sim em Dia do Senhor. Esse dia não é sábado nem domingo, pois o apóstolo não precisava ser transportado em espírito nesses dias, uma vez que tais dias do calendário humano estão disponíveis a qualquer pessoa viva. Quanto a estar no Dia do Senhor, somente no Espírito, ou seja, somente para quem recebeu o Espírito através de Jesus. Tratando-se de acontecimentos futuros que ocorreriam durante a vigência do Dia do Senhor, o fato de estar nele representava uma novidade, em matéria de sintonia com Cristo Ressuscitado, em relação às profecias antigas, que foram proferidas numa época anterior ao Dia do Senhor. Até mesmo as informações escatológicas dadas profeticamente por Jesus, o foram em tempo anterior ao Dia do Senhor. É como o apóstolo dissesse: vou escrever sobre coisas do Dia do Senhor e eu estou no Dia do Senhor! Repare, ainda, que nunca uma profecia ou revelação anteriores tinham tido como ponto de destaque a menção ao dia semanal em que elas ocorreram; portanto, seria sem sentido mencionar em que dia da semana tal arrebatamento teria ocorrido, tampouco isso serviria para conferir qualquer elemento de autenticidade - à profecia ou ao dia semanal. Se João se achou em espírito no Dia do Senhor, então ele podia ver as coisas sob a Luz do Mundo que voltou a brilhar com a ressurreição de Jesus. Será que as revelações de Ellen White aconteceram todas em dia de sábado? A partir da ressurreição de Jesus, somente quem vive o verdadeiro Dia do Senhor (e não sábados ou domingos) pode receber revelação sobre as coisas do futuro. João vivia o Dia do Senhor humanamente, materialmente, tal como nós vivemos; mas, além disso, achou-se em espírito nele. Só nessa condição, alguém pode ver o futuro como se fosse o presente. O sábado ou o domingo semanais não garantem tal privilégio.

2. De que dia, disse Jesus, era Ele Senhor? S. Mateus 12:8

Resposta: Os acusadores de Jesus achavam que Ele era senhor apenas dos seis primeiros dias da semana, uma vez que não reclamavam quando ele trabalhava nesses outros dias. Por isso o Senhor disse que era senhor do sábado também. A resposta a essa pergunta é, pois, DE TODOS OS DIAS, INCLUSIVE DO SÁBADO, ou ATÉ do sábado, como disse Jesus.

NOTA [sabatista]: O Senhor diz que esse é o Seu santo dia. Isaias 58:13

Resposta: Sábado, que, na época, era qualquer dia de descanso do trabalho. Nessa época, o dia da lua nova também era dia santo do Senhor e era considerado obrigação perpétua, conforme II Crônicas 2:4.

3. Que dia é o sábado do "Senhor teu Deus?" Êxodo 20:8-11

Resposta: O sétimo dia, que se seguir a seis dias em que o Senhor ordena trabalhar. Não é necessariamente o sábado nem o domingo atuais. O próprio Senhor chegou a por em esquecimento o sábado, na indignação de Sua ira (Lm 2:6). Por outro lado, quando Deus organizou o sábado (Maná), Ele não disse que o início da coleta se daria no primeiro dia da semana.

4. Quando foi o sábado criado, abençoado e posto à parte por Deus, como dia santo? Gênesis 2:1-4

Resposta: O trecho citado não fala em sábado e sim em dia sétimo da Criação, em que o Senhor a concluiu. O sábado hoje definido e cultuado pelos adventistas não tem data de criação registrada na Bíblia. Talvez o tenha na história dos que o cultuam atualmente.

NOTA [adventista]: De Colossenses 1:16 e S. João 1:1 aprendemos que foi Jesus o agente ativo da criação. Foi Ele, pois, que descansou no sétimo dia, e o abençoou e santificou.

5. Por causa de quem fez Deus do sábado um memorial de Seu poder criador? S. Marcos 2:27 e 28

Resposta: O trecho citado não afirma que Deus fez, de qualquer dia, memorial de Sua obra de Criação. Veja o Capítulo 1 deste livro, para mais informações sobre memorial. Veja também a Resposta Corrigida No. 1 na PARTE V.

6. A quantos habitantes da Terra foi o sábado dado como um dia de recordação e repouso? Isaias 56:1-7

Resposta: A ninguém foi o sábado semanal dado como dia exclusivo de recordação. A parte do trecho referido que fala em memorial refere-se a um nome novo e eterno, que ainda não foi dado às criaturas. Sê-lo-á quando forem restauradas na Terra Nova.

7. Que punição predisse Cristo que sobreviria à nação judaica se deixassem de santificar o sábado? Jeremias 17:27

Resposta: No trecho recorrido está claro que a punição era prevista para os que não dessem ouvidos ao Senhor. A profanação dos dias de descanso ou sábados (que, no livro de Isaías, não eram apenas os sétimos dias de cada semana) era apenas conseqüência da desobediência, assim como o adultério da mulher não foi condenado por Jesus sob a ótica da lei, uma vez que era apenas conseqüência do verdadeiro pecado anterior ao ato, já engendrado no coração dela, o qual foi tido por Jesus como merecedor de sua advertência corretiva. Veja o trecho deste livro em questão, para completo esclarecimento.

8. Que exemplo deu Jesus acerca do descanso do sétimo dia? S. Lucas 4:16

Resposta: O trecho citado diz que Jesus tinha o costume (não era legalismo) de ir às sinagogas no sábado, visto que era nesse dia que elas estavam abertas, principalmente aos destinatários da mensagem de Jesus. As sinagogas não eram abertas nos outros dias, para tal fim. Aliás, o que Jesus disse ali quebrou o deleite sabático dos que estavam lá: todos se encheram de ira e tentaram jogar o nosso amado Senhor monte abaixo. (Lucas 4:28). Sinagoga perigosa, não senhores? O Senhor caiu fora, para Se proteger.

9. Como protegeu Jesus o caráter sagrado do sábado, quarenta anos depois de Sua ressurreição? S. Mateus 24:20

Resposta: Nesse mesmo trecho teria Jesus protegido também o caráter sagrado do inverno? Afinal, o que Ele disse em relação ao sábado, também disse em relação ao inverno. Talvez seja isso o que vale o sábado para Jesus: apenas o que vale o inverno. Na verdade, Jesus quis proteger não o caráter sagrado do sábado, e sim a integridade física dos fugitivos, visto que, no sábado, teriam mais motivos para se preocuparem: as pedradas dos sabatistas.

NOTA [Adventista]: Jerusalém foi destruída no ano 70 A. D.

10. Como honraram os seguidores de Cristo o Seu santo dia, depois da crucifixão? S. Lucas 23:56

Resposta: Não só nesse dia, mas nos sábados anteriores, as pessoas descansavam de acordo com a lei vigente. Era o feriado semanal e legal que existia. Não está escrito ali que o descanso foi para honrar dia de Cristo e sim para cumprir a lei; do contrário, Jesus teria mandado os discípulos descansar, em lugar de ter permitido que eles continuassem a colheita, debulha e ingestão das espigas – isso não é descanso.

11. Quando pediram os gentios que S. Paulo lhes pregasse a verdade de Cristo? Atos 13:42-44

Resposta: No sábado seguinte, visto que era o dia em que estavam disponíveis, em relação a suas tarefas seculares. Afinal, a não ser que se convertessem, eles não tinham condições de usufruir o Jesus Ressuscitado nos outros dias, tal como os Apóstolos. O que esses ansiosos ouvintes desejavam era saber como ganhar o privilégio de se alegrarem nos sete dias e não apenas no sétimo.

12. Da mesma forma que seu Senhor, que fazia S. Paulo no dia de sábado? Atos 17:2;18:3 e 4

Resposta: Fazia no sábado o que fazia nos outros dias, conforme Atos 5: 42. A ida às sinagogas nos sábados – que o próprio trecho declara ser por costume e não por obediência a mandamento - tinha como objetivo curar os doentes que havia na sinagoga, não conhecedores do Cristo Ressuscitado, como o próprio trecho assegura. Ao mesmo tempo, Paulo não queria que a mensagem de Cristo tivesse sua expansão prejudicada, simplesmente por causa de um dia feriado legal. Ambos os trechos bíblicos recorridos mostram que Paulo procurava os judeus que, obviamente, estavam todos os sábados nas sinagogas, mesmo sem aceitar a Jesus, nem como Cristo ressuscitado, quanto mais como Criador. Os apóstolos não foram ali para celebrar um pretenso memorial da Criação e sim para falar de Jesus, pois era isso que faziam todos os dias, como diz a Santa Palavra de Deus.

13. Em que dia adorarão todos a Deus, na Terra renovada? Isaias 66:22 e 23

Resposta: Todo o Dia, sem sombra de dúvida, pois lá só haverá um. Veja Capítulo 10 deste livro.

14. Que pede o Senhor ao Seu povo que faça em relação ao Seu santo dia? Isaias 58:13 e 14

Resposta: Já que os sábados dos livros dos profetas, como admitidos pelos adventistas, são todos os dias de descanso, não apenas os semanais (veja Citação 10.4), o Senhor pede que o povo não profane esses dias de folga e os santifique, deleitosamente. Isso já era uma prefiguração do que viria dizer Jesus no Seu advento. Uma vez que, quando trabalhamos, estamos com nossa atenção concentrada na respectiva tarefa secular, segue-se que o Senhor não seria tão exigente a ponto nos obrigar a não cuidarmos dos nossos próprios interesses, nem que estivéssemos chamando o sábado de deleitoso enquanto temos que usar nossa atenção para tarefas seculares. Imagine que você exerce sua função no serviço de meteorologia e, numa sexta-feira, está a anunciar, via rádio, a previsão de tempo para o furacão que virá no sábado. Não é o seu momento de folga e, então, graças à liberdade de Jesus, você pode anunciar livremente que aquele sábado não será assim tão deleitoso. Como cristão, poderia, eventualmente, acrescentar que o furacão em questão é uma demanda de Deus – o que pareceria conflitar com Sua própria idéia de santificação e deleite previstos para esse dia.

15. Como expressamos nosso amor a Deus por nos haver criado e redimido? I S. João 5:1-3

Resposta: Através do ato de praticar os Seus mandamentos e do amor a Deus, diz o trecho que conhecemos que amamos os filhos de Deus. Diz também que a vitória que vence o mundo é a nossa fé em que Jesus é o Filho de Deus. Se Jesus é o Filho de Deus, temos que Lhe seguir o exemplo e não sair por aí pregando sobre sábados e domingos, condenando uns e outros. Nesse mesmo trecho, a criação que está em foco é o advento de Jesus, não a Criação de todas as outras coisas, inclusive de nós mesmos, a não ser quanto ao novo nascimento de que Jesus falou a Nicodemos. Esse fariseu por excelência na guarda de seus sábados cultuava a Criação, que deu origem às criaturas, mas ignorava a Nova Criação, que deu origem às novas criaturas. Logo, em resposta direta à pergunta, não era possível que Nicodemos nem nós expressássemos o amor a Deus pela guarda do mandamento sabático. Se assim fosse, a resposta de Jesus a Nicodemos teria sido outra.

16. O exemplo de quem seguirão os cristãos, ao escolher um dia de adoração? I S. João 2:6

Resposta: O versículo citado nada diz em resposta direta a essa pergunta. Suponho que o autor quis dizer que é o exemplo de Jesus. O versículo seguinte afirma que o mandamento antigo é a palavra que os destinatários da carta tinham ouvido, confirmando o que Jesus dissera sobre as palavras que Ele proferiu no seu ministério. Nesse conjunto de palavras não houve ordens específicas para se santificar apenas o sábado ou o domingo e sim todos os dias.

Do livro “Do Primeiro ao Último Sábado”

Nenhum comentário: