quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Perguntas e Respostas Sobre o Sabatismo - Parte I

Do livro: “Do Primeiro ao Último Sábado” – Direitos Reservados

Capítulo 22- Perguntas e Respostas

Dividirei este capítulo em três partes: na primeira, formulei eu mesmo perguntas e as respondi com base na Bíblia, conforme explicado neste meu livro. A segunda parte trata de responder com a mesma base perguntas formuladas por adventistas. Por último, aproveitei respostas de adventistas para corrigi-las à luz Bíblia e do que foi escrito neste livro.

Perguntas Próprias

Inicialmente, idealizei algumas perguntas, cujas respostas podem ser encontradas na Bíblia, conforme minha exposição. O leitor poderá remeter a partes correlatas deste livro, para respostas mais completas.

1. Haverá sábados na Terra Nova?

Resposta: Não sábados, mas um único dia eterno, em que as criaturas adorarão continuamente ao Senhor, não se cansarão e O santificarão no seu trabalho.

2. Qual é o Dia do Senhor: sábado ou domingo?

Resposta: Nem sábado nem domingo. É o dia do Jesus Ressuscitado, o qual vivemos hoje até a completa restauração. É o dia que o SENHOR fez, através da Ressurreição de Cristo, para regozijarmo-nos e alegrarmo-nos nele.

3. Adão guardou o sábado no Éden?

Resposta: O que Adão fazia nos outros dias, fazia também nos dias décimo quarto, vigésimo primeiro, vigésimo oitavo e assim por diante. A único dia que agiu de forma diferente, de modo que merecesse registro da Bíblia, foi quando comeu o fruto da árvore proibida – a única possibilidade de desobediência naquele santo lugar.

4. Adão guardou o sábado fora do Éden?

Resposta: Nada diz a Bíblia a respeito. E, ainda, Deus não lhe deu ordem nesse sentido, quando o expulsou do Jardim.

5. Que significa a expressão divina: guardar as Minhas leis?

Resposta: Significa obedecer a Deus.

6. Jesus pregou a favor do sábado ou do domingo?

Resposta: Nem de um nem do outro. Certa vez, Ele disse que a palavra que tinha proferido serviria de julgamento no último dia. Logo, não iremos ser julgados com base nessa questão de datas ou números de ordens de dias da semana, visto que Ele não falou sobre isso.

7. Jesus guardava o sábado ou o domingo?

Resposta: Ambos e mais todos os outros dias.

8. Os apóstolos guardavam o sábado ou o domingo?

Resposta: Idem.

9. Em que dia podemos esquecer que Deus é o Criador, no sábado ou no domingo?

Resposta: Em nenhum dia.

10. Em qual dia semanal Jesus ia às sinagogas, no sábado ou no domingo?

Resposta: Nos sábados, visto que era nesses dias que elas estavam abertas para a Sua tarefa de transformar sabatistas em seguidores Seus.

11. Que dia Jesus mandou santificar, o sábado ou o domingo?

Resposta: Todos os dias, o que inclui ambos.

12. No Seu ministério terrestre, quantas vezes Jesus recomendou explicitamente que o sábado ou o domingo fossem guardados diferentemente dos outros dias?

Resposta: Nenhuma vez.

13. Quantas vezes Jesus incluiu o quarto mandamento entre os principais, quando os citava?

Resposta: Nenhuma vez. Veja pergunta a seguir e sua resposta.

14. Quantas vezes Jesus incluiu o segundo mandamento entre os principais, quando os citava?

Resposta: Jesus não costumava se referir ao decálogo quando ditava o que devíamos ou não fazer, uma vez que essa lei, como documento a servir de orientação, estava em vias de extinção. Mesmo assim, Ele não se omitiu quanto à idolatria, quando foi tentado por satanás (Só ao teu Deus adorarás...).

15. Se há um único sábado eterno na Terra Nova, como reagiriam ao chegarem lá os que guardaram o domingo?

Resposta
: se é por falta de treinamento, então que todos guardem todos os dias, para ficarem melhor treinados. Por outro lado, os que guardaram o sábado de sete em sete dias estariam tão desacostumados como os que guardaram o domingo de sete em sete dias, caso as criaturas da Terra Nova tivessem a possibilidade de se cansarem. Pois nenhum desses treinamentos tão restritivos torna os guardadores aptos a morar na Terra Nova: somente pela transformação em criaturas não sujeitas ao cansaço que iremos experimentar. A maneira de nos aproximarmos mais daquela realidade por vir é a santificação de tudo quanto for sábado, domingo, feriado, ponto facultativo, escapadelas e todas as folgas do trabalho e das atividades seculares. Lá os nomes sábados ou domingos são conceitos ultrapassados, associados a coisas velhas, do tempo da maldição do cansaço da ex-criatura pecadora e do sol que iluminava a terra.

16. Há algum dia na Bíblia que Deus pediu que fosse tomado como memorial perpetuamente, com solenidade ao Senhor?

Resposta: Podemos citar, como exemplo, o dia de Êxodo 12:14. Infelizmente não é o sábado nem o domingo, nem é celebrado atualmente pelos adventistas. Os homens o consideraram abolido.

NOTA do autor: A menção a versículos específicos, na forma como fazem os adventistas, foi evitada, sempre que possível, e é coerente com o restante deste livro. O leitor pode analisar a Bíblia em torno dos episódios que mereceram referências (muitas vezes não numéricas) nos meus comentários. A citação de versículos muitas vezes induz o aprendiz a respostas preconceituosas e tendenciosas.

O leitor poderia me censurar sobre a inconveniência de que eu mesmo tenha preparado perguntas ‘tendenciosamente’ dirigidas a respostas fundamentadas segundo o conceito preconcebido. Entendo tal pensamento. Então, vamos às minhas respostas a um conjunto de perguntas extraído de uma das fontes adventistas consultadas

Nenhum comentário: