quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Questões Sobre o Dia do Senhor

Capítulo 20 – Questões Sobre o Dia do Senhor

Do Livro: "Do Primeiro ao Último Sábado"

A seguir é apresentada um lista de perguntas e respostas ou comentários sobre a expressão bíblica ‘O Dia do Senhor’, com base nas Escrituras Sagradas e nas idéias delas extraídas neste livro.

Pergunta1: Onde está escrito que o Dia do Senhor de Ap. 1:10 é o primeiro dia da semana?

Resposta1: Nos estudos bíblicos de comentaristas que fazem apologia ao domingo como substituto do sábado judaico.

Pergunta2: Onde está escrito que o Dia do Senhor de Ap. 1:10 é o sétimo dia da semana?

Resposta2: Nos estudos bíblicos de comentaristas adventistas do sétimo dia.

Pergunta3: Mas... Jesus disse que era Senhor do Sábado; portanto, não seria esse o Seu Dia?

Resposta3: Negativo! Jesus disse que era senhor ATÉ do sábado e não do sétimo dia semanal. Mesmo assim, se a expressão bíblica for admitida como sinônimo de senhor até do sétimo dia semanal, então significa que era senhor dos outros dias também (para quem crê nEle, negar isto é blasfêmia). Disse que era até do sábado por estava sendo questionado quanto a isso. Não foi questionado quanto ao fato de que era senhor dos outros dias ou outras coisas santas que fazia nos outros dias), pois isso era ponto pacífico para os Seus inquiridores. Por tudo que disse Jesus, não faz nenhum sentido que Ele seja senhor apenas de sétimos ou primeiros dias semanais.

Pergunta4: Mas... No Salmo 118, vemos a profecia de que o dia que o Senhor fez seria o domingo, dada a ressurreição de Jesus nesse dia e o regozijo dos discípulos...O dia desse salmo não seria o primeiro dia da semana?

Resposta4: Não em particular. Como poderia o salmista fazer apologia ao domingo se ele guardava sábados? Em outras palavras, estava trabalhando e fazendo outras coisas no domingo e se regozijando nos sábados, mas profetizando que o dia de regozijo era o domingo? Não dá para acreditar.

Pergunta5: Então, o ‘dia que fez o Senhor’ era o sétimo dia semanal?

Resposta5: Não em particular. Como poderia o salmista achar que o Salvador que viria (do qual é tema o salmo) reservaria apenas um dia da semana para regozijo e alegria? Afinal, os outros dias foram feitos também por Deus ou não? Como poderia ser de alegria e regozijo para Seus seguidores um dia em que o Salvador estaria morto na tumba? Não dá para acreditar!

Pergunta6: Mas Deus, na lei, não reservou apenas o sétimo dia entre os sete da semana para esse fim?

Resposta6: Não é verdade. O que está prescrito no decálogo é a cessação do trabalho no dia que se segue a seis dias reservados ao trabalho. (Ex.20:8). Tanto que as pessoas que foram punidas por descumprimento desse mandamento sempre estavam realizando trabalho secular nesse dia. Nunca alguém foi punido por se regozijar noutro dia qualquer ou por que não foram às sinagogas no sétimo dia. Por outro lado, o que Deus disse no decálogo nos outros nove mandamentos - que são uma receita para a santificação - deve ser cumprido todos os dias e não apenas nos sábados.

Pergunta7: Então, por que há o pedido na lei no sentido de que nos lembrássemos de santificar o sábado?

Resposta7: Decididamente não é por que os outros mandamentos podiam ser esquecidos e sim por que o dia de sábado corria o risco de ser esquecido. Isto por que, sendo apenas um em cada sete dias, havia o risco de esquecimento do dia, tal como ocorre ainda hoje: apesar de tantas referências, nos esquecemos, às vezes, que dia é o dia corrente. Em outras palavras, por terem que ser cumpridos todos dias, os outros mandamentos e o trabalho para eles designado não corriam o risco de serem esquecidos, ao contrário do dia de sábado, que era apenas um em cada sete. Deus não pediu que nos lembrássemos da Criação e sim do dia de sábado. Nenhum cristão – guarde ele o sábado ou outro dia qualquer – está esquecido de que Deus é o Criador de todas as coisas.

Se desejar saber mais, aguarde a disponibilidade do livro "Do Primeiro ao Último Sábado" - uma obra em que o sabatismo é estudado na Bíblia, de Gênesis a Apocalispe"

Nenhum comentário: